Sertão é por os campos gerais a fora e a dentro,
eles dizem, fim de rumo, terras altas, demais do Urucuia...
Lugar sertão se divulga: é onde os pastos
carecem de fechos; onde um pode torar dez, quinze léguas,
sem topar com casa de morador...


Sertão é o sozinho(...)Sertão: é dentro da gente.



terça-feira, 24 de julho de 2012

Fim do dia 19/05/2011

Após voltarmos de Barro Branco, tratei de arrumar o espaço onde iria dormir: na barraca com João Lúcio e Maurício. Esta era de um tipo grande, feita para comportar até quatro pessoas. Ficaria com eles porque não havia quartos disponíveis na casa de Nem: explicou-me, assim que cheguei, que um parente os utilizava, guardando coisas pessoais lá.
Estiquei o isolante térmico entre o inflável de casal de João Lúcio e o colchonete de Maurício. A cama improvisada na barraca não oferecia nenhum conforto, pois a espessura do isolante térmico não o torna de fato um substituto do colchão; mas estava tão cansada que consegui dormir, apesar da superfície dura e da ressonância dos colegas.
A perda do gravador, no entanto, afetou-me de tal modo que sonhei nessa noite com a solução do caso: procurá-lo no pasto com a "perrada" de Diego (o garoto de Buritizinho caçador de tatus). Oferecia aos cachorros uma peça minha de roupa usada para que através do cheiro desta buscassem o aparelho. Então saíamos, eu Diego e os animais, mato afora com essa missão. 

...

 Talvez para quem acompanha este blog não tenha ficado claro: o trecho percorrido na Estrada da Consciência, a ida a Pontal, o café na casa de Seo Valdivino, nas Pedras; o vai e vem na fazenda Cambaúba, a chegada no rancho do Nem e a visita a Barro Branco foram todos eventos de um único dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário