Sertão é por os campos gerais a fora e a dentro,
eles dizem, fim de rumo, terras altas, demais do Urucuia...
Lugar sertão se divulga: é onde os pastos
carecem de fechos; onde um pode torar dez, quinze léguas,
sem topar com casa de morador...


Sertão é o sozinho(...)Sertão: é dentro da gente.



Sobre Manuelzão

Manuelzão (Dom Silvério, 6 de junho de 1904 — Andrequicé, distrito de Três Marias, 5 de maio de 1997) foi um personagem literário criado por João Guimarães Rosa, baseado no vaqueiro Manuel Nardi, que conviveu com o escritor. Manuelzão aparece no volume Manuelzão e Miguilim, uma das partes da obra Corpo de Baile.

 

Vida

Nascido na Zona da Mata Mineira, Manuelzão ficou órfão de pai quando criança e também foi cedo que fugiu de casa. Seu primeiro emprego foi como cozinheiro de tropa, fazendo com que adquirisse largo conhecimento do sertão mineiro. Famoso por sua simplicidade, sabedoria e respeito à natureza, Manuel tornou-se figura conhecida no interior de Minas Gerais mesmo depois de aposentado da profissão de vaqueiro.
Em 1952, ele conheceu o escritor João Guimarães Rosa perto do rio São Francisco, então consagrado pelo livro Sagarana. Na ocasião, Manuel era capataz das boiadas do fazendeiro Chico Moreira, primo de Guimarães Rosa, e serviu-lhe como guia pelo sertão adentro, para que o escritor anotasse histórias. O fruto desse encontro foram dois importantes livros: Grande Sertão: Veredas e Corpo de Baile, esse último dividido atualmente em três partes - Noites do Sertão, Manuelzão e Miguilim e No Urubuquaquá, no Pinhém.
Manuelzão morreu em 1997, aos 92 anos, vítima de uma embolia cerebral. No centro de Andrequicé, lugar onde passou os últimos 20 anos de sua vida, foi erguido um memorial em sua homenagem, com fotos, utensílios, a coleção de canivetes e a sela usada por ele. Também pode ser encontrado um mural bordado que representa a festa de inauguração da capela, construída por Manuel para sua mãe.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.