Sertão é por os campos gerais a fora e a dentro,
eles dizem, fim de rumo, terras altas, demais do Urucuia...
Lugar sertão se divulga: é onde os pastos
carecem de fechos; onde um pode torar dez, quinze léguas,
sem topar com casa de morador...


Sertão é o sozinho(...)Sertão: é dentro da gente.



quarta-feira, 10 de agosto de 2011

23/05 - Buritizeiro

Gente, esta é rapidinha.

Já estou em Buritizeiro. Fiquei um dia na Barra do Rio de Janeiro, acampada com pescadores de Contagem e região, no bar do Nem; comendo torresminho de corimbatá todo dia.
De Três Marias para Barra foram 50km. Mas cheguei do lado da fazenda Cambaúba (para quem não sabe, cambaúba é uma planta onde em volta dá muito tatu, segundo Diego, meu consultor de caça, rrs) então, para chegar no Nem, tive que atravessar o rio, o de Janeiro (não a cidade, rio mesmo). Até a barranca do rio, onde faria a travessia, eram aproximadamente 500m de puro pasto contados desde a casa da fazenda. Ia empurrar a bike até o local e lá qualquer pescador com canoa me levava.
Bem, infelizmente nesta caminhada pelo mato, que estava alto, perdi meu gravador; procurei muito, mas não o encontrei e ainda, na ânsia da busca, fui toda picada por borrachudos - braços e pernas. Agora, sem o gavador é tudo na mão, escrevendo.
O computador que estou usando é lento, por isso não mando fotos desta vez. Bom lembrar também que as coisas deverão se complicar um pouco agora, pois somente encarei distâncias acima de 70km para chegar em algum lugar e os trechos serão, na maioria, por estradas de terra. Quanto mais ao norte, mais precária a região se torna. Não sei quando voltarei a escrever e enviar fotos.

Próximo destino: Paredão de Minas. Local onde Diadorim mata Hermógenes, e morre também.
Serão 94km de chão com muita areia. - As plantações de eucaliptos estão tornando o cerrado deserto.

Ps. Dizem que Paredão é local de decisão, onde tudo se resolve. Lá também passa o Rio do Sono... dizem que é lindo!
Hoje estive em Barra do Guaicuí, 63km ida e volta. Vi a igreja construída em 1635 por escravos, na beira do Rio das Velhas. Uma gameleira (árvore) cresceu sobre o telhado da igreja: uma imagem incrível!!

Estou hospedada em uma pousada muito aconchegante, do Rômulo, o guia de ecoturismo da região. Promove cavalgadas, trekking, canoagem e tudo mais por aqui. Dono de um cavalo chamado Dançarino que, segundo ele, abre colchete e volta para casa sozinho. Rômulo sabe tudo do sertão veredas! - E agora me apelidou de Diadorim, rsrs.

O nome da pousada: Portal do Sertão.

Beijos gerais.
Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário