Sertão é por os campos gerais a fora e a dentro,
eles dizem, fim de rumo, terras altas, demais do Urucuia...
Lugar sertão se divulga: é onde os pastos
carecem de fechos; onde um pode torar dez, quinze léguas,
sem topar com casa de morador...


Sertão é o sozinho(...)Sertão: é dentro da gente.



sábado, 1 de outubro de 2011

"Viver é um descuido prosseguido."

Oi José,

O que está neste blog é fato.
Ainda tenho muita história para contar aqui.

Por incrível, ou estranho que pareça, esta viagem não foi tão difícil quanto imaginei.
Primeiro não acreditava que seria capaz de cumprir tantos kilômetros em bicicleta porque pensava que iria encontrar adversidades no caminho que acabariam me fazendo optar pelo transporte rodoviário na maioria dos casos. Tinha medo, especialmente da hostilidade dos homens. Esperava ser desrespeitada e me sentir vulnerável na estrada. Mas para minha surpresa - e boa surpresa - fui muito bem tratada por todos e não me faltou ajuda e solidariedade. Os homens, que eram minha maior preocupação (e também porque são a grande maioria na estrada), nunca me desrespeitaram, tentaram qualquer tipo de abordagem maliciosa ou deram informações para me colocar em perigo. Sempre foram muito amistosos e solícitos.

De qualquer modo, a maior dificuldade a ser enfrentada é mesmo o medo do desconhecido. Por mais informações que você colha antes, nunca sabe o que virá pela frente: até uma vaca pode causar medo, pássaros... - E isso desgasta. Mas também proporciona uma experiência inevitável de autoconhecimento porque você é obrigado a negociar com seus medos o tempo todo para que eles não te esgotem as forças. Por isso que a única garantia que tinha de que pelo menos eu tentaria realizar esta viagem era saber que lido bem com a solidão e tenho controle emocional. Fora isso, é necessário se dispor ao risco e ter humildade, porque por mais que você planeje, se está indo para um lugar não convencional de turismo, não sabe o que poderá encontrar.

Felizmente, meu únicos e reais vilões foram o sol, a poeira e a areia de algumas estradas. Os homens, que me assustavam, só me fizeram ter mais fé na humanidade.

Se lançar é possível - e é bom que seja com um tanto de medo - mas é necessário confiança e coragem.

Um comentário:

  1. Acabei de voltar de uma viagem aos sertões. Na verdade sou natural da região do Alto Sertão pernambucano e sempre fui um apaixonado por MG e, desde alguns anos, por João Guimarães Rosa. Grande Sertão: Veredas é um livro mágico. No mês passado (dez/2017), resolvi conhecer, numa mesma viagem, o sertão de Canudos, por conta dos Sertões de Euclides da Cunha e parte dos sertões de Guimarães Rosa. Assim, de carro e sozinho, cheguei à região de Salinas e aproveitei para conhecer sua cultura da cachaça e terminei me encantando por GRÃO-MOGOL e a região de Botumirim, aonde me demorei mais do que o previsto. Grão-Mogol tem um parque interessante e Botumirim já é uma região de buritis. Depois fui à Pirapora e Buritizeiro e percorri, por falta de tempo, apenas alguns quilometros da estrada de terra que vai a Paredão de Minas. Por acaso cheguei aqui no teu blog e quero registrar minha admiração e respeito por você e sua aventura. Eu estava numa Pajero Dakkar 4x4 e vc fez, muito mais, numa bicicleta. Incrível sua coragem e muito bonito o que vc registrou. Vou voltar à região. Postei algumas fotos no site GANDAVOS contadores de História e estou escrevendo um livrozinho sobre GR. Meu parabéns!

    ResponderExcluir