Sertão é por os campos gerais a fora e a dentro,
eles dizem, fim de rumo, terras altas, demais do Urucuia...
Lugar sertão se divulga: é onde os pastos
carecem de fechos; onde um pode torar dez, quinze léguas,
sem topar com casa de morador...


Sertão é o sozinho(...)Sertão: é dentro da gente.



quarta-feira, 10 de agosto de 2011

29/06 - Rio de Janeiro

Amigos,

Escrevo para informar que deu tudo certo.
A viagem chegou ao fim. Já estou no Rio de Janeiro.
No total foram 2202.7km pedalados.
Ainda falta organizar os dados todos, e em breve pretendo publicar a memória da viagem em um blog.

Minha última parada antes de chegar no ponto final foi o distrito de Aparecida de Loyola, distante aproximadamente 100km de Brasília. Lá estive na casa de uma família muito hospitaleira onde na noite em que passei houve fogueira e festa de aniversário; muita cantoria de música sertaneja, pipoca e caldo de mandioca; além do tradicional quentão, é claro.
No caminho até esta currutela - como se chamam os pequenos povoados rurais - topei com uma comitiva de muleiros que ia para a cidade de Trindade, onde ocorre a festa do Divino Pai Eterno - tem catira e tudo. O nome da tropa: Comitiva do Cerrado, pessoal de Brasília. Foi muito curioso o encontro. Serviram-me um pouco de farofa de galinha, me deram água e ofereceram cachaça, mas como eu não bebo...recusei esta última.

Andaram na minha bicicleta, tocaram berrante, me deixaram subir em uma das mulas, tiramos fotos, e ganhei a camiseta da tropa. Cada um seguiu seu caminho e talvez nos encontremos na internet agora.

Em Aparecida, eu era a paulista. Por quê? Porque conheço moda de viola, e como eles disseram; se você fosse carioca mesmo não havia de saber.
Muito bom, cantei em roda da fogueira com as meninas da casa, moças de minha idade, lindas e muito afinadas. Dancei forró e tudo.
Noite boa, estrelada.

Segui para Brasília no dia 25/06. Até onde ficaria hospedada foram 110km. Cheguei no fim da tarde.
No domingo, dei por encerrada a viagem assistindo a uma competição de ciclismo, a volta do Lago Paranoá. Atletas profissionais, que fazem 80km em menos de duas horas de pedal. Felizmente este não é o meu caso: eu passeio, não corro contra o relógio.


É isso. Estou no Rio, de corpo e meia alma. Ainda chegando.


Beijos litorais :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário