Sertão é por os campos gerais a fora e a dentro,
eles dizem, fim de rumo, terras altas, demais do Urucuia...
Lugar sertão se divulga: é onde os pastos
carecem de fechos; onde um pode torar dez, quinze léguas,
sem topar com casa de morador...


Sertão é o sozinho(...)Sertão: é dentro da gente.



quarta-feira, 10 de agosto de 2011

18/05

Queridos,

Ainda falo de Três Marias. Muita história até aqui.
No momento estou hospedada na casa de um senhor chamado Geraldo e seu filho, André -"gente boa demais!!" rsr
Pretendia ficar na cidade somente por hoje e seguir viagem amanhã, porém é difícil sair quando se está com gente tão hospitaleira.
O programa de hoje que seria pedalar até Andrequicé ficou para amanhã, pois André me levou para conhecer a represa - a praia mineira - e sua mãe - também amante de Guimarães Rosa. Ela é cabeleireira e hoje recebia um instrutor de cortes. - Claro que me pegaram para cobaia...; fiquei de cabelo novo - mas nada tão radical, acreditem, rs.

Já que não pedalei, aproveitei então para tirar a poeira da bike e desarmar os alforjes. Como Andrequicé fica a 32km daqui, vou e volto no mesmo dia, logo não precisarei da bagagem. Vou levinha. - Os alforjes precisam ser limpos também.

Andrequicé é a terra de Manuelzão... Vou visitar seu museu. E aqui acabará o circuito que Guimarães Rosa fez a cavalo; Pirapora para cima é por minha conta e do livro Grande Sertão.

Ontem conheci o que eles chama de Os Gerais: o chapadão que tem o vilarejo de Buritizinho "em cima".
Moram só cinco pessoas lá.
Em Buritizinho, conheci Diego, um garoto muito do esperto que me indicou o caminho até Três Marias. Ele, em sua preocupação, me seguiu até aqui. O garoto, de moto, acabou vindo até a cidade e procurou por tudo que é hotel para saber se eu tinha chegado. Ele me achou quando eu voltava da lan house e me convidou para tomar uma coca.
Fui com ele, aprendi muito: novas palavras e histórias do sertão.
Também vou encontrando personagens pelo caminho. Diego, por exemplo, é um exímio caçador de tatu (e outros bichos), cerqueiro e motoqueiro sem carteira. Sai a cavalo ou a pé com sua perrada (coletivo de cães) e vai buscar os bichos no mato. Um dia ele quer conhecer o Rio...

Nenhum comentário:

Postar um comentário