Sertão é por os campos gerais a fora e a dentro,
eles dizem, fim de rumo, terras altas, demais do Urucuia...
Lugar sertão se divulga: é onde os pastos
carecem de fechos; onde um pode torar dez, quinze léguas,
sem topar com casa de morador...


Sertão é o sozinho(...)Sertão: é dentro da gente.



quarta-feira, 10 de agosto de 2011

09/06 - Formosa

Bem, agora depois de passar por Buritis, minha última cidade em Minas, atravessei para o estado de Goiás e já estou em Formosa. Fiquei uma noite em Cabeceiras de Goiás, e ontem (08/06) cheguei aqui.

Engraçado, sinto que a viagem do grande sertão já acabou. Já não encontro mais a paisagem do cerrado e trabalhadores rurais desde que saí de Buritis. Agora são somente grandes fazendas e muitas plantações de milho e soja. Além disso, Formosa já é uma cidade maior, com outra cara. - Deixei o sertão.

Bem, hoje iria para Brasília, mas mudei meus planos.
Como quero estar em Brasília dia 18 para encontrar um grupo de dança do Rio do qual eu fazia parte (a Pulsar), saio hoje de Formosa de ônibus (será meu primeiro trecho de ônibus desde que deixei BH) e vou para Goiânia e de lá Goiás Velho. Assim, dará tempo de voltar pedalando de lá para Brasília sem muita pressa (que é o pior para uma viagem de bicicleta) e chegar a tempo.

Daqui para Goiás são um pouco mais de 400km, não daria para fazer em nove dias, ida e volta, exceto se eu estivesse em um campeonato e não em uma viagem de pesquisa e aprendizado.

Agora é outra etapa, a qual eu batizo de paisagens de Cora Coralina, afinal meu interesse em Goiás Velho é, entre outras coisas, visitar o museu da poetisa.

Beijos,

Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário