Sertão é por os campos gerais a fora e a dentro,
eles dizem, fim de rumo, terras altas, demais do Urucuia...
Lugar sertão se divulga: é onde os pastos
carecem de fechos; onde um pode torar dez, quinze léguas,
sem topar com casa de morador...


Sertão é o sozinho(...)Sertão: é dentro da gente.



terça-feira, 27 de setembro de 2011

Da bagagem e do Doméstico

Bem, evidente que em uma viagem de bicicleta temos que ser comedidos com a bagagem. Não dá para levar muita coisa, pois é você mesmo quem carrega todo o peso. Quanto mais coisas levar, maior a chance de ter problemas: os pneus podem furar e empenar mais facilmente, o bagageiro quebrar, as amarras do alforje arrebentarem, o câmbio desregular...; e pior que isso: você pode não conseguir enfrentar certos terrenos pela inclinação ou pelo tipo de piso e ainda se machucar por esforço excessivo. Não vale a pena.

Sendo assim, temos que calcular muito bem o que levar, pensando essencialmente naquilo que nos será necessário de acordo com o lugar onde vamos pedalar, a época do ano e o tempo da viagem.

Exceto os itens “obrigatórios”, como as ferramentas básicas para ajustes emergenciais na bicicleta e equipamentos de segurança, todo o resto tem que ser ajustado ao tipo de viagem – e principalmente as roupas têm de ser contadas (não dá para sair levando vestido de festa e várias opções para dia e noite)*. Neste sentido, lavar roupas torna-se parte da logística da viagem (quando e onde lavar). Até porque a atividade acontece no tempo da pausa.

De modo displicente, confesso que só lavei roupa de verdade três vezes durante toda a viagem: em Curvelo, em Chapada Gaúcha e em Brasília. – Claro que as peças íntimas foram lavadas mais vezes – até porque dava para fazer durante o banho – e algumas camisetas; mas as roupas de estrada, costumava deixar secando após cada parada e nem sempre lavava porque, em geral, pedalaria no dia seguinte.

As outras, dava para esperar pois não usava tempo suficiente para impregnar de cheiros, rss.


*Baseei-me, para arrumar minha bagagem, nas dicas do cicloturista Antônio Olinto (publica livros bastante elucidativos para quem deseja pegar a estrada de bicicleta. Mapeia com riqueza de detalhes roteiros turísticos e ainda cuida de fornecer dicas sobre os equipamentos que utiliza e o que levar em cada viagem). Separei peças para pedalar e peças neutras que serviam tanto para passear quanto para ficar em casa.

Um comentário:

  1. – Claro que as peças íntimas foram lavadas mais vezes – ALIVIOOOOOO! HEHEHEH

    ResponderExcluir