Sertão é por os campos gerais a fora e a dentro,
eles dizem, fim de rumo, terras altas, demais do Urucuia...
Lugar sertão se divulga: é onde os pastos
carecem de fechos; onde um pode torar dez, quinze léguas,
sem topar com casa de morador...


Sertão é o sozinho(...)Sertão: é dentro da gente.



sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Cordisburgo. Parte 1: encontro com Elaine


Estradinha curta e asfaltada de Araçaí para Cordisburgo. Não mais que 16km de um caminho simpático.

Eram oito da manhã e eu já estava na terra natal de Guimarães Rosa.

Sem saber muito o que fazer na pequena cidade, fui para o centro. – Que naquela altura condizia com minha noção de que é formado por uma pracinha e uma igreja no meio. Sentei-me em um banco e narrei no gravador a pequena viagem daquela manhã.

Uma mulher chega para conversar. Imediatamente percebe que trata-se de uma cicloturista e põe-se a falar de Argus Caruso, brasileiro que já deu a volta ao mundo em bicicleta e é neto de naturais de Cordisburgo.

Seu nome é Elaine. Conta-me sobre a cidade e suas atrações. Evidente que o grande chamariz local é seu escritor. Informa-me da hora de abertura do museu Guimarães Rosa, indica a Gruta de Maquiné como lugar imperdível de visitação e ainda despende tempo a contar sobre Manuelzão e Miguilim, personagens do romance de mesmo nome de Rosa.

Com Elaine descubro Andrequicé, vilarejo do município de Três Marias, distante uns 150km dali, onde morou por muitos anos o vaqueiro Manuelzão. Também sou informada do povoado de Onça (citado em Grande Sertão: Veredas), nos arredores de Cordisburgo, de onde vem o personagem Miguilim que, tal qual Manuelzão, existiu de fato.

Em sua enorme simpatia, Elaine fornece seu endereço de e-mail e, sabendo que eu iria para Curvelo ainda naquele dia, dá os números de telefone de uma amiga que poderá me hospedar naquela cidade. Diz ainda que ela mesma aluga quartos e vagas em sua casa para viajantes, e oferece seus serviços para o caso de eu decidir ficar ou voltar uma próxima vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário